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Teatro, comunicação e sociabilidade – Uma análise da censura ao teatro amador em São Paulo (1946-1970), apresenta, em uma coletânea de artigos acadêmicos, um período de grande efervescência teatral e cultural, que se fermentou no âmago das comunidades de imigrados europeus. A encenação teatral em diversas línguas e vários sotaques se impunha como provocação para o encontro da coletividade, colocando a vocação da cidade de São Paulo para o cultivo da diversidade. Para antropofagias e mestiçagens.

 

Com o objetivo de reencontrar essas vozes e entender esses gestos fez-se a pesquisa aos documentos do acervo do Arquivo Miroel Silveira. Na busca pelos artistas amadores, encontrou-se uma cidade e suas organizações sociais, a vida nas associações. O teatro se revelou um meio de comunicação, como forma de sociabilidade, lastreando os laços entre os diferentes povos que constituem a base da formação do cidadão paulistano.

 

Refazer os caminhos do teatro amador, por meio dos documentos de censura, mobiliza e constitui o objetivo da pesquisa: Quem eram aquelas pessoas? O que elas queriam com o teatro? Como se organizavam? Quais os temas das peças encenadas? Por que censurar o teatro de agremiações como as que assinaram os requerimentos de solicitação de liberação à censura?

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